Home / Coluna viva / #VidaDeAtleta: O que fazer para evitar lesões

#VidaDeAtleta: O que fazer para evitar lesões

E aí, pessoal!

Essa semana eu conversei com um cara que é referência em fisioterapia desportiva. O Dr. Alonso Romero Fuentes Filho já atendeu o Real Madrid, a Seleção Brasileira de Handebol, foi fisioterapeuta nos Jogos Olímpicos de Atenas também e, além de professor, desenvolveu o método ProTOP-7.

Experiência não falta pra ele e por isso nosso bate-papo foi sobre o temor permanente dos atletas: as lesões. Confere aí.  

O esporte é saúde?

Sim, sua prática regular traz inúmeros benefícios à saúde, porém devemos ter alguns cuidados para que esse esporte possa ser realizado minimizando qualquer risco.

Quais são os cuidados que devem ser tomados por pessoas que querem iniciar a prática esportiva ou até mesmo que já fazem esporte mas querem torná-lo mais seguro?

Uma avaliação cardiológica é sempre indicada para descartar qualquer anormalidade. Além disso, existem medidas preventivas que podem ser adotadas e que diminuem consideravelmente o índice de lesões nos esportes.

No Beach Tennis, quais as lesões mais comuns?

Cada esporte tem suas particularidades e características. O Beach Tennis,  não é um esporte de contato como o futebol por exemplo, por isso é um esporte mais seguro, mas ao mesmo tempo, requer muita movimentação e força de ombro, cotovelo e punho. Os membros inferiores também são exigidos pela constante movimentação durante o jogo. Portanto, tendinites e lesões musculares como contraturas por exemplo são as mais frequentes, especialmente em ombros, mas como citado, é um esporte completo e podem ocorrer lesões variadas.

No caso do Beach Tennis, quais são essas medidas preventivas para que sejam reduzido o índice de lesões?

Existem alguns pontos fundamentais para que o risco de lesões seja diminuído:

O primeiro ponto é o aquecimento prévio. Aquecer antes da prática do Beach Tennis faz com que o corpo torne-se apto para o jogo mais intenso.

O fortalecimento muscular também é considerado preventivo, pois músculos mais fortes estão mais preparados para a prática esportiva. Uma sugestão é fazer um programa de fortalecimento geral em uma academia com o acompanhamento de um profissional de educação física.

O alongamento, atualmente não é considerado realmente preventivo como se pensava há alguns anos, mas ele é importante para termos boa mobilidade durante o jogo. O alongamento não deve ser feito imediatamente antes da prática esportiva pois deixa o músculo mais relaxado e alguns estudos até concluem que isso poderia favorecer o surgimento de lesões e piorar o desempenho do esporte. Uma sugestão é alongar, aquecer e então jogar, nessa ordem.

A consulta regular com um fisioterapeuta também é importante para realizar ajustes de coluna e postura bem como realizar alinhamentos corporais, muito eficazes para a prevenção e melhora do desempenho esportivo e mais especificamente no Beach Tennis.

A idade é um fator que pode contribuir para o aumento das lesões?

Sim, mas isso não significa que pessoas com idade mais avançada não possa praticar o Beach Tennis, muito pelo contrário. Mas devem sim estar mais atentas às medidas preventivas e segui-las mais à risca e qualquer desconforto devem procurar um fisioterapeuta para uma avaliação mais minuciosa e se necessário realizar um tratamento.

Dr. Alonso Romero Fuentes Filho CREFITO 10:36060-F
Graduado em fisioterapia – Santo André – SP
Pós Graduado:
Fisioterapia desportiva – Madri / Espanha
Reequilíbrio do aparelho locomotor – Barcelona / Espanha
Fisioterapia Hospitalar – Curitiba / Paraná
Mestre em tecnologia em saúde – Curitiba Paraná
Professor da Faculdade Avantis, Faculdade Inspirar e da Universidade do Contestado
Fisioterapeuta no centro médico do Real Madrid C.F (2000/01) – Práticas Fisioterapêuticas
Fisioterapeuta da seleção Brasileira de Handebol Feminino (2001/04)
Fisioterapeuta da CBHb nos jogos olímpicos de Atenas e no Pan-americano de Santo Domingo
Fisioterapeuta da equipe Mafra Ferromax de Futsal (2012/16)
Fisioterapeuta do Camboriú F.C. (2016)
Presidente e Idealizador da ONG Mãos do Mundo – Fisioterapia Humanitaria.

Sobre Viva Beach Tennis

O mais completo portal de Beach Tennis do Brasil. O Viva Beach Tennis é o portal onde você encontra tudo sobre o esporte que adquire a cada dia mais adeptos no mundo.

Veja também

Beach Tennis Santa Catarina

Neste mês Beach Tennis Santa Catarina tem a participação do professor e atleta Daniel Alexandre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *