Home / Coluna viva / A mente e as emoções por trás do rendimento

A mente e as emoções por trás do rendimento

Todos me perguntam como um psicólogo pode suportar ou ajudar um atleta, se o investimento é alto, tempo, frequência e outros tantos questionamentos, e vou procurar sempre através desta coluna abordar os tópicos mais solicitados.

Vamos criar aqui um canal para que possamos responder dúvidas que atletas tenham e dar dicas sobre o controle mental e emocional.

Então, antes de mais nada é importante entender a atuação profissional, que para muitos está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só esse o foco do psicólogo do esporte.  As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos,  os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

A Psicologia do Esporte é uma ciência nova do treinamento esportivo que tem prestado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes.

Dar aos atletas respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada, programada por nutricionistas. Afinal, o corpo físico e o mental são as duas faces de uma mesma unidade e merecem a igual atenção (Becker Jr, 1998). Cuidar do corpo significa também percebê-lo como um todo unificado, do qual fazem parte emoções e estruturas mentais.

Para entender o que o atleta precisa, no suporte emocional, é necessário uma avaliação inicial. Esta avaliação serve para conhecer o atleta em  sua integralidade (familiar, social, profissional, educacional), seus objetivos, seus medos, suas fortalezas e fraquezas, etc.

O atleta é um ser humano que tem influências de sua personalidade, relações, motivações e carreira profissional, relacionamento e expectativas familiares, vida e estilo social, ou seja, é necessário entender todos estes aspectos para então poder identificar os pontos fortes e fracos e desenvolver um trabalho.

Importante falar que cada atleta é único, tem suas características e estilo, então quando o esporte é individual isto é trabalhado de forma individual mas ao pensarmos no beach tênis, por exemplo, temos que trabalhar no âmbito individual e da dupla.

Nos esportes, o estado de humor (raiva, alegria, tristeza,etc) , os influenciadores externos (torcida, local, família, etc)  modelos mentais (vencer, perder, adversários, etc) são os aspectos gerais de maior reclamação do atleta e que são trabalhados pelo psicólogo.

Fazer acompanhamento com um psicólogo não é exclusividade para atletas de alta performance e sim para aqueles praticantes de esporte amador, que também sofrem pressões e tem conflitos também.

Sobre Jaqueline Brenner

Tenista por 17 anos. Psicóloga formada há 25 anos, com atuação generalista. Atuação por 30 anos como executiva de Recursos Humanos, tendo atuado em paralelo com Psicologia Esportiva, desde 2002. Hoje atua com foco em esportes individuais e duplas, como frescobol, tênis, beach tennis, triathon, judo e corrida, que demandam uma dinâmica emocional diferente do esporte coletivo.

Veja também

2ª Etapa do Circuito Mormaii foi na praia da Joaquina, Santa Catarina

O feriado de Tiradentes será de muito beach tennis na praia da Joaquina, em Florianópolis, …

Confira o Calendário da Federação Catarinense  de Beach Tennis para 2017

Confira o Calendário da Federação Catarinense  de Beach Tennis para 2017. Relacionado

Inscrições Circuito Mormaii de Beach Tennis

Clique na imagem e se inscreva para o Circuito Mormaii de Beach Tennis. Etapa Joaquina. …

Inscrições Circuito Mormaii de Beach Tennis

Clique na imagem e se inscreva para o Circuito Mormaii de Beach Tennis. Etapa Blumenau. …

1ª COPA POSTINHO BEACH TENNIS

A 1ª Copa Postinho de Beach Tennis acontece na Barra da Tijuca, no Posto 2, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *