Home / Notícias / Exercícios funcionais para quem busca performance

Exercícios funcionais para quem busca performance

O preparador físico Daniel Baumann explica como utilizar os exercícios funcionais de maneira eficiente, para adquirir bons resultados nas quadras.   

Quando se fala em exercícios funcionais surgem muitos pensamentos, mas esta prática se resume em desenvolver todas as capacidades físicas: força, equilíbrio, agilidade, velocidade, resistência, coordenação e mobilidade.

Tais capacidades não estão envolvidas apenas nas atividades físicas, mas em todas as atividades realizadas durante o dia, como, por exemplo, o simples fato de sentar e levantar de uma cadeira.

Mas aplicando ao Beach Tennis, o exercício funcional se torna fundamental para a performance durante o jogo. Daniel Alexandre Baumann, preparador físico e professor de beach tennis, explica que os exercícios devem envolver todas as habilidades que o atleta irá utilizar.

“Primeiro que realizamos o treino dentro do próprio terreno que é praticado o esporte – a areia. Segundo que os exercícios desenvolvidos estão todos interligados com o jogo, onde trabalhamos para melhorar a execução dos movimentos exigidos com maior eficiência, condicionamento físico, prevenção de lesões e com isso melhorar a performance dentro durante a partida”, explica.

Dentro do treinamento funcional são abordados inúmeros exercícios, focados principalmente no condicionamento físico, explorando velocidade, coordenação, força, agilidade para os membros superiores e inferiores, além de muitos exercícios para a flexibilidade e alongamento dos grupos musculares envolvidos.

Em busca da melhor performance

Para os atletas o exercício funcional vai atuar principalmente na execução dos fundamentos, pois o treinamento gera equilíbrio nas cadeias musculares exigidas dentro da atividade que exerce. Isso faz com que a sua performance seja melhorada, e diminui os riscos de lesões musculares e articulares.

“Bem, antes de qualquer atividade, precisamos aquecer o corpo e em conjunto a este aquecimento, realizar movimentos articulares para a lubrificação das principais articulações envolvidas na atividade. Assim como fomos ensinados que os músculos devem ser alongados, na verdade devemos submeter os nossos músculos a estímulos de contração e relaxamento para fazer com que eles se acostumem com os esforços que irão sofrer durante o jogo. Após o jogo, realizar um bom alongamento geral, liberações miofasciais (pontos de tensão na musculatura) e se possível uma massagem.”

Com relação à quantidades de horas que o atleta deve fazer o treino não existe regra. “Cada um tem a sua rotina e não podemos obrigar ninguém a fazer exercícios. Temos, sim, é que manter um equilíbrio, onde temos que fazer atividade física moderada, respeitando principalmente a individualidade do corpo de cada sujeito”, explica.

Mas o que se recomenda é que se faça pelo menos três vezes na semana com no mínimo de 30 minutos, e é claro que a atividade física é muito importante, mas uma boa alimentação, hidratação, sono e diversão são fundamentais.

Como explica Daniel, esta modalidade de treino é indicada para todas as idades, desde as crianças até os idosos, pois irá contribuir para as capacidades físicas funcionais do dia a dia.

“Pelos simples gestos de sentar e levantar, caminhar, carregar objetos, correr, saltar, agachar para pegar um objeto (capacidades físicas como coordenação, mobilidade, equilíbrio, flexibilidade, força) entre outros que estão envolvidos no cotidiano de todos”, conta.

Se torna muitas vezes repetitivo falar como os exercícios físicos só trazem benefícios à saúde. O que muitas vezes impede a prática é encontrar uma atividade que seja prazerosa, mas Daniel garante: “Dentro do treinamento funcional vemos que a atividade física contempla diversos requisitos.”  

Alguns benefícios:

  • Sistema cardiorrespiratório,
  • Melhora da composição corporal,
  • Diminui os fatores de riscos cardiovasculares,
  • Redução da ansiedade e depressão,
  • Aumento da sensibilidade celular à insulina (tornando-a mais eficiente durante e depois da atividade física).

 

Cuidados na prática de exercícios funcionais

Os cuidados principais que devemos ter para iniciar uma atividade física é inicialmente realizar uma consulta médica para eliminar ou saber o que deve se observar com mais cuidado se houver algo de errado.

Daniel Alexandre Baumann – Preparador Físico do complexo esportivo Viva Beach Tennis, em Joinville – SC

Procurar profissionais que saibam o que realmente estão fazendo e informar qualquer tipo de patologia seja ela cardiovascular, ortopédica ou até mesmo uma simples dorzinha, pois este profissional poderá direcionar quais exercícios você poderá ou não fazer, escolher um ambiente onde você se sinta confiante e seguro em fazer as suas atividades e o mais importante respeitar os seus limites”, orienta.

 

 

Sobre Viva Beach Tennis

O mais completo portal de Beach Tennis do Brasil. O Viva Beach Tennis é o portal onde você encontra tudo sobre o esporte que adquire a cada dia mais adeptos no mundo.

Veja também

Beach Tennis Santa Catarina

Neste mês Beach Tennis Santa Catarina tem a participação do professor e atleta Daniel Alexandre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *