Home / Notícias / Técnico Narck Rodrigues fala sobre os desafios do Beach Tennis no Brasil

Técnico Narck Rodrigues fala sobre os desafios do Beach Tennis no Brasil

Narck Rodrigues Créditos de imagem: Cleon Medeiros / Reprodução

Comentarista de tênis do canal Sportv, ex-tenista profissional, professor da modalidade e um dos precursores do Beach Tennis no Brasil, Narck Rodrigues está no comando da Seleção Brasileira de Beach Tennis. 

Confira o que ele nos contou sobre o Beach Tennis no Brasil durante o ano de 2016, e o que espera para o futuro do esporte.

Viva: Como você se sentiu com o convite de ser técnico da Seleção Brasileira de Beach Tennis, no final de 2015?

Narck: Fiquei muito feliz, era uma coisa que eu não esperava e me pegou de surpresa. Isso é sinal que houve um reconhecimento e que as pessoas estavam notando meu trabalho em conhecer mais sobre o Beach Tennis, procurar técnicas de aprendizagem. Realmente foi um desafio, nós tentamos implementar algumas estratégias diferentes, mas todo desafio é uma oportunidade de crescer. Gosto muito!

Viva: No ano de 2016 surgiu a oportunidade de levar a equipe para o mundial na Rússia, e os resultados não vieram como esperado. Como foi?

Narck: Na verdade fomos muito bem preparados. Tivemos um torneio anterior em Kazam, onde o Vini Font foi campeão, tivemos boas atuações com dupla masculina na semi final também, então as expectativas eram bem positivas.  Quando chegamos na Rússia tivemos alguns imprevistos como contusões e problemas de saúde de um jogador. Infelizmente perdemos um jogo no match point.

Viva: Qual a grande lição dessa experiência?

Narck:O mais importante é que fomos unidos. Tivemos problemas e ficamos unidos. Retornamos e nos mantemos unidos. Penso que não importa quem está jogando pelo Brasil, somos todos Brasil e nossa equipe são todos que participam dos treinamentos.  Não tem um vencedor ou um perdedor. Todos ganham e todos perdem.

Viva: Como ficou a motivação da equipe?

Narck: A motivação se manteve, mesmo com os títulos não vindo. Foi muito bom o resultado da categoria sub14, como vice campeões.  Afinal, fizemos bons treinos e estamos em uma posição excelente para um esporte tão recente no país.

Para termos uma ideia, o torneio que os italianos selecionaram, com regionais e nacional, contou com 240 duplas inscritas no nacional. No nosso nacional tivemos 12 duplas. Eles estão a anos a nossa frente, mesmo assim estamos conseguindo.

Viva: O que você espera para manter o bom momento para o Brasil no Beach Tennis?

Narck: Penso muito na renovação. Se a gente olhar nos últimos quatro anos, os melhores são os mesmos, então precisamos trazer gente de baixo. Temos que olhar os jogadores pensando na hora de dar oportunidade.

Viva: Foi um ano produtivo, o que você visualiza para 2017?

Narck: Eu acho que o Beach Tennis vai continuar em uma crescente, no número de praticantes. O Beach Tennis cresceu muito, mas o profissionalismo neste esporte não acompanhou. Seja com professores, comerciantes, jogadores, promotores, o caminho é sempre olhar o que é bom para todos. Não podemos parar, e sim olhar sempre para o futuro.

Viva: O profissionalismo seria o caminho?

Narck: Sim, hoje os profissionais do Beach Tennis são os professores. Treinar e ganhar para treinar ainda não é o suficiente, o esporte paga muito pouco, são poucos que conseguem patrocínio, então não é possível focar só em jogar.

Viva: E os próximos compromissos de 2017?

Narck: Vamos marcar um treino em janeiro, no Rio. A gente tinha um sul americano de esporte de praia que foi passado para março, em Pimentel, Peru. Estou esperando o calendário oficial dos torneios para confirmar também o mundial na Rússia e Pan Americanos… E no meio disso tudo muitos treinos.

Viva: Narck por Narck?

Narck: Eu tenho uma história muito grande no tênis. Sou apaixonado por esporte, gosto muito de ensinar, e, obviamente, para ensinar temos que aprender. Sou muito curioso, pesquiso para saber cada vez mais, não tenho vergonha nenhuma de perguntar. Há seis anos vou sempre para a Itália treinar. Me defino como um cara curioso, estudioso e dedicado… E OTIMISTA! (risos)

Sobre Viva Beach Tennis

O mais completo portal de Beach Tennis do Brasil. O Viva Beach Tennis é o portal onde você encontra tudo sobre o esporte que adquire a cada dia mais adeptos no mundo.

Veja também

Beach Tennis Santa Catarina

Neste mês Beach Tennis Santa Catarina tem a participação do professor e atleta Daniel Alexandre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *